CURSO ONLINE
John Ford
O Diretor dos Diretores
Prof. Sérgio Alpendre
Sempre amado e sempre combatido (geralmente pelas razões erradas), John Ford continua sendo um dos mais importantes realizadores cinematográficos de todos os tempos. Para muitos, como para Orson Welles, o maior de todos.
Há quem o acuse de racista, reacionário ou o que quer que seja, sempre levantando a bandeira da justiça social. Uma análise atenta de seus filmes, contudo, desmancha todas essas acusações.
É o que, entre outras coisas, o presente curso pretende fazer. A intenção é entender como sua carreira, de 1917 a 1966, passando por diversas fases da História do Cinema, está muito acima de anacronismos e injustiças de julgamento.
Serão oito encontros com trechos de muitos filmes, leituras de textos e muitos debates acerca dessa carreira de imensa riqueza cinematográfica.
Programa
10/08: Aula 1
DE JACK A JOHN FORD: O NASCIMENTO DE UM GRANDE CINEASTA (1917-1928)
- Do primeiro longa de Jack ao primeiro longa de John: o primeiro nascimento.
- O Cavalo de Ferro e os longas da construção de um estilo.
- Os longas de 1927 e 1928: depurando a influência de Murnau.
17/08: Aula 2
O FATOR MURNAU: FORD ENTRE O REALISMO E O EXPRESSIONISMO (1928-1936)
- Quatro Filhos e o início de uma majestade cinematográfica.
- Os primeiros filmes falados: novo aprendizado e uma obra maior: Arrowsmith.
- Peregrinação e o segundo nascimento: John Ford se torna o maior.
- As comédias (com Will Rogers), a história, a Irlanda: temas de John Ford.
24/08: Aula 3
RUMO AOS PASSOS DE GIGANTE (1937-1940)
- Antes, os exercícios de 1937: entre Shirley Temple e um furacão.
- O impressionante 1939: diligências, Lincoln e tambores.
- Um filme claramente de esquerda: As Vinhas da Ira.
31/08: Aula 4
ENTRE A GUERRA E A RETOMADA DA PAZ (1941-1947)
- Antes da guerra, outro filme de esquerda: Como Era Verde o Meu Vale.
- Os documentários do esforço de guerra e a síntese de Fomos os Sacrificados.
- Retomada do western de excelência: Paixão dos Fortes.
- O encontro com Gabriel Figueroa: Domínio dos Bárbaros.
07/09: Aula 5
A TRILOGIA DA CAVALARIA E O MAIOR DOS FILMES IRLANDESES (1948-1952)
- Excelência do retrato: Sangue de Heróis, Legião Invencível e Rio Grande (br: Rio Bravo).
- A delicadeza de O Céu Mandou Alguém (refilmagem de um filme de formação de 1919).
- Um western sublime: Caravana de Bravos.
- Na Irlanda para uma obra-prima: Depois do Vendaval.
14/09: Aula 6
ENTRE ACIDENTES, AVENTURAS E UMA NOVA OBRA-PRIMA (1952-1956)
- Procurando novos rumos: de O Sol Brilha na Imensidão aos filmes para a TV de 1955.
- O acidentado mas não totalmente fracassado Mister Roberts.
- O monumental Rastros de Ódio.
21/09: Aula 7
REENCONTRANDO O PRUMO (1957-1960)
- Três filmes talentosos mas tateantes e uma nova obra-prima: O Último Hurrah.
- Um extraordinário filme deslocado: Marcha de Heróis.
- Ford claramente progressista: Audazes e Malditos.
28/09: Aula 8
AS CINCO MAJESTOSAS OBRAS FINAIS (1961-1966)
- Releituras e reparações históricas: Terra Bruta e Crepúsculo de uma Raça.
- A tampa do caixão do western clássico: O Homem que Matou o Facínora.
- A liberdade a qualquer custo: O Aventureiro do Pacífico.
- Testamento mizoguchiano: 7 Mulheres.
Professor Sérgio Alpendre
Crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista. Escreve na Folha de S.Paulo desde 2008 (Ilustrada, Mais, Guia Folha e Guia livros, discos, filmes). Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa da CAPES (incluindo bolsa sanduíche para onze meses em Portugal). Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP, com bolsa da CAPES. Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa de cinema (2005-2008). Escreveu em diversos veículos de imprensa e crítica. Edita a
Revista Interlúdio e o blog de cinema
sergioalpendre.com.
Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:
• Brian De Palma – online
• 4 Diretoras Modernas – online
• Andrei Tarkovski– online
• O filme de gangsters moderno
• Oficina de crítica cinematográfica (com Inácio Araújo)
• O cinema de Mizoguchi
• Pensando a crítica de cinema
• A Nouvelle Vague Francesa
• As mil imagens de Brian de Palma
• Nova Hollywood - o cinema americano dos anos 60 e 70
• Panorama do cinema japonês I e II
Informações
Período
10 de agosto a 28 de setembro de 2021
Horário
Terças- feiras, das 19h às 22h
Carga horária
24 horas em 08 encontros
Inscrições
atendimento@escolanocinema.com.br
Investimento
R$ 400,00 (à vista)
Vagas
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Espaço Itaú de Cinema, desconto de 20% para pagto à vista:
R$ 320,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$ 260,00.
Se você é professor, aproveite e
cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.
Aula avulsa:
R$ 60,00
Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.
Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.