O cinema americano foi fundado nos gêneros. Westerns, comédias, melodramas, policiais, horror... Quando um filme não é identificado com um desses gêneros ou algumas de suas variações, seu percurso comercial tende a ser um pouco mais difícil.
O filme de horror é o que melhor pode esconder mensagens subversivas ou subliminares. É também o mais difícil de dar prejuízo, pois raramente precisa de grande orçamento e normalmente atrai um público fiel.
Este curso vai estudar, em oito encontros, esse gênero fascinante e suas manifestações na história do cinema americano, desde o chamado "primeiro cinema" até nossos dias.
Inúmeros filmes serão indicados, estudados ou debatidos em aula. O resumo das aulas abaixo é apenas um ponto de partida, podendo sofrer modificações e, principalmente, acréscimos.
- Noel Carrol e Tzvetan Todorov: o horror e o fantástico
- horror no cinema americano da era silenciosa
- o cinema de horror cresce nos anos 1930: Tod Browning, Victor Halperin, Michael Curtiz, entre outros
- o ciclo de monstros da Universal
- Val Lewton e a inventividade no baixo orçamento
- Jacques Tourneur, o grande gênio do ciclo Val Lewton
- anos 50: o horror e a ficção científica de mãos dadas contra o comunismo
- o filme B e o cinema Z de Ed Wood
- Psicose e Os Pássaros: Hitchcock e o novo status para o filme de horror
- Roger Corman e Edgar Allan Poe
- Wise volta à carga: Desafio ao Além
- Ida Lupino: uma rara diretora no terror
- Polanski e O Bebê de Rosemary
- Wes Craven e seus filmes críticos à sociedade
- William Friedkin e O Exorcista
- Robin Wood e o contraponto entre O Massacre da Serra Elétrica e A Profecia
- os geniais Larry Cohen e Brian De Palma
- O Despertar dos Mortos e a continuação da crítica de Romero
- John Carpenter entre o horror e a ficção científica
- John Landis, Joe Dante e Sam Raimi: a ousadia e a graça da nova geração
- O Dia dos Mortos dá sequência à série política de Romero
- novas incursões pelo horror de Carpenter, Craven, Romero e outros
- Scorsese e seu O Cabo do Medo
- Um dos melhores filmes de Coppola: Dracula
- no final do século 20, surge M. Night Shyamalan, diretor controverso
- O Último Portal é mais uma brilhante aventura de Polanski no gênero
- o horror doidão de David Lynch
- Terra dos Mortos é a última obra-prima de George A. Romero
- uma série desconcertante: Atividade Paranormal
- Mike Flanagan (O Sono da Morte), um diretor entre acertos e erros
- Corrente do Mal foi uma boa surpresa
- Jordan Peele (Nope) entre a questão do racismo e o mergulho no gênero
Sérgio Alpendre é crítico, professor e pesquisador.
Escreve na Folha de São Paulo e no site Leitura Fílmica. Pós-doutorando na
PUC-RS.
Vincente Minnelli - Risos e Lágrimas
A grande casa de Fassbinder
Andrei Tarkovski
Jerry Lewis e a comédia americana moderna
Cinema brasileiro – dos anos 1980 até hoje
O melhor do cinema americano dos anos 1980
Panorama do Filme Noir
Howard Hawks – 1926-1970
John Ford – o diretor dos diretores
4 Diretoras Modernas
O filme de gangsters moderno
Oficina de crítica cinematográfica (com Inácio Araújo)
O cinema de Mizoguchi
Pensando a crítica de cinema
A Nouvelle Vague Francesa
As mil imagens de Brian de Palma
Nova Hollywood - o cinema americano dos anos 60 e 70
Panorama do cinema japonês I e II
Online
05 a 30 de julho de 2024
Terças e sextas-feiras, das 19h às 21h30
20 horas em 8 encontros
contatoescolanocinema@gmail.com
R$400,00 (à vista)
30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:
R$320,00
Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:
R$260,00
Aula avulsa:
R$ 100,00
*A solicitação de pagamento será feita pelo
Pagseguro (via email)
**A inscrição será confirmada após o pagamento
***Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso