CURSO ONLINE

Panorama do Filme Noir

Prof. Sérgio Alpendre


Subgênero do filme policial, o filme noir teve um ciclo de imensa importância no cinema americano, entre 1944 e 1958, influenciando praticamente todos os outros gêneros hollywoodianos e refletindo um mundo de incertezas e falência moral.

No filme noir, as influências do expressionismo alemão e do realismo poético francês encontraram a melhor tradução e é nesse subgênero que, segundo Thomas Schatz, diretores menos hábeis conseguiam seus melhores trabalhos.

Este curso, dividido em oito encontros, pretende passar pelos principais filmes do noir, identificando antecessores e sucessores, bem como os estilhaços em outras linguas (os policiais italianos e franceses, por exemplo) e sua releitura nos tempos da Nova Hollywood.



Programa

31/01: Aula 1: O EXPRESSIONISMO ALEMÃO E O REALISMO POÉTICO FRANCÊS

- Robert Wiene e o expressionismo paradigmático de O Gabinete do Dr. Caligari.

- Murnau e Fritz Lang transcendendo o expressionismo.

- Marcel Carné, Julien Duvivier e outros do realismo poético francês.


07/02 - Aula 2: OS ANTECEDENTES AMERICANOS

- John Ford expressionista (Arrowsmith, O Delator).

- do ciclo de gangsters ao filme noir: mutações do crime.

- Cidadão Kane como filme noir.

- O Falcão Maltês e John Huston.


14/02- Aula 3: ARRANCA O CICLO NOIR

- Os seis filmes de 1944:

Laura (Otto Preminger), Pacto de Sangue (Wilder), O Barba Azul (Edgar G. Ulmer), Até a Vista, Querida (Edward Dmytrik), A Dama Fantasma (Robert Siodmak), Um Retrato de Mulher (Fritz Lang)


17/02 - Aula 3

21/02 - Aula 4

DESENVOLVIMENTO DO NOIR - PARTE 1

- Os germânicos na América (Lang, Wilder, Ulmer, Preminger, Siodmak, entre outros).

- Howard Hawks e o inigualável À Beira do Abismo.

 

07/03 - Aula 5

O DESENVOLVIMENTO DO NOIR - PARTE 2

- Orson Welles entre A Dama de Shanghai e A Marca da Maldade.

- Anthony Mann, George Stevens e outros diretores que se aventuraram no noir.

 

14/03 - Aula 6

O NOIR E O FILME B

- O genial Joseph H. Lewis e sua obra-prima O Império do Crime.

- Ida Lupino e o filme noir em The Hitchhiker e outros filmes.

- Edgar G. Ulmer e seu Detour.

- Jacques Tourneur e Fuga do Passado.

 

21/03 - Aula 7

AS OUTRAS LÍNGUAS DO NOIR

- os filmes noir europeus (França, Itália, Portugal, Polônia, Inglaterra...).

- o noir no Japão - entre o policial do pós-guerra e os filmes de yakuza.

 

28/03 - Aula 8

O NEO NOIR

- O Perigoso Adeus, Chinatown e Viver e Morrer em L.A.: o noir da Nova Hollywood.

- O noir e o filme de gangsters convergem em Scorsese, Coppola e De Palma.

- Corpos Ardentes, O Poder da Sedução e Los Angeles: Cidade Proibida: o neio noir e suas variações.

 


Professor Sérgio Alpendre

Crítico de cinema, professor, pesquisador, curador e jornalista. Escreve na Folha de S.Paulo desde 2008 (Ilustrada, Mais, Guia Folha e Guia livros, discos, filmes). Doutor em Comunicação/Cinema pela Universidade Anhembi-Morumbi, com bolsa da CAPES (incluindo bolsa sanduíche para onze meses em Portugal). Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA – USP, com bolsa da CAPES. Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa de cinema (2005-2008). Escreveu em diversos veículos de imprensa e crítica. Edita a Revista Interlúdio (www.revistainterludio.com.br) e o blog de cinema sergioalpendre.com.

Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


Howard Hawks – 1926-1970 – online

John Ford – o diretor dos diretores – online

Brian De Palma – online

4 Diretoras Modernas – online

Andrei Tarkovski– online

O filme de gangsters moderno

Oficina de crítica cinematográfica (com Inácio Araújo)

O cinema de Mizoguchi

Pensando a crítica de cinema

A Nouvelle Vague Francesa

As mil imagens de Brian de Palma

Nova Hollywood - o cinema americano dos anos 60 e 70

Panorama do cinema japonês I e II


Informações

Período

31 de janeiro a 28 de março de 2022


Horário

Segundas, das 19h às 22h



Carga horária

24 horas em 8 encontros


Inscrições

atendimento@escolanocinema.com.br

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$ 400,00 (à vista)


Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no  Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$ 320,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$ 260,00.


Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.


Aula avulsa:

R$ 60,00


Os alunos inscritos no curso integral deverão solicitar a aula gravada, se necessário.


Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.