Akira Kurosawa

CURSO ONLINE

AKIRA KUROSAWA

Prof.  Sérgio Alpendre


Um dos cineastas mais famosos do oriente, espécie de embaixador do cinema japonês, Akira Kurosawa pertenceu à geração dos humanistas do pós-guerra (segundo Audie Bock).


Iniciando nos anos 1940 com um modernismo devedor dos experimentos da década anterior, Kurosawa foi burilando seu estilo até atingir um classicismo, ainda que distorcido e contaminado pelo moderno, em filmes grandiosos como Os Sete Samurais e Trono Manchado de Sangue, justamente da fase em que o ocidente lhe abria as portas, após o sucesso de Rashomon.


O auge de sua carreira, a primeira metade dos anos 1960, foi também um período duro, em que alguns dissabores determinaram o ritmo mais lento com que filmou após 1965 e os fracassos comerciais causaram seu exílio, após uma tentativa frustrada de suicídio.



Em oito encontros de duas horas e meia, num total de 20 horas, o presente curso pretende investigar todas as fases desse mestre que muitas vezes foi injustamente acusado de um ocidentalismo excessivo.

Por meio da plataforma zoom, que permite compartilhamento de trechos de filmes e textos, passaremos pelos principais filmes, por momentos de seu cinema que podem ser considerados antológicos e por alguns dos melhores textos escritos sobre sua obra.

Programa:

Aula 1: 31/01

1943–1946: "humanista do pós-guerra"

- O começo impactante com A Saga do Judô.

- driblando o kokutai: A Mais Bela.

- cristalizando o estilo com A Saga do Judô 2.

- pequeno conto moral: Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre.

- Ainda na juventude, faz sua obra-prima absoluta: Não Lamento Minha Juventude.




Aula 2: 04/02 

1947-1950: no caminho da modernidade

- um pequeno romance num Domingo Maravilhoso.

- Takashi Shimura–Toshiro Mifune: O Duelo Silencioso, O Anjo Embriagado.

- renovação do policial: Cão Danado, o terceiro da dupla Shimura-Mifune.

- mais um gendaigeki subestimado: Escândalo.




Aula 3: 07/02

1950–1954: jidaigeki moderno: de Rashomon a Os 7 Samurais

- Rashomon e o reconhecimento internacional.

- visão japonesa sobre clássico russo: O Idiota.

- a vida e nada mais: Viver.

- a grandiosidade de Os Sete Samurais



Aula 4: 11/02

1955-1959: Gorki... Shakespeare...

- Um médico que deseja vir para o Brasil: Academia do Medo.

- ocidentalizado? Adaptando Shakespeare em Trono Manchado de Sangue.

- e Gorki em Ralé.

- inspirando Star Wars em A Fortaleza Escondida.



Aula 5: 14/02

1960–1962: a independência

- Começa a fase das obras-primas em sequência: cinco filmes que refletem o gênio do cineasta.

- A releitura de Hamlet em Homem Mau Dorme Bem.

- Renovando o cinema de samurais com Yojimbo e Sanjuro.




Aula 6: 18/02

1963-1965: duas obras-primas e a crise instalada

- Renovando (mais uma vez) o policial com Céu e Inferno.

- A obra-prima da desilusão (em mais de um sentido): Barba Ruiva.




Aula 7: 21/02

1970–1980: do fundo do poço ao renascimento

- o fracasso injusto de Dodeskaden.

- um filme pouco visto para a TV: A Canção do Cavalo.

- o filme de exílio: Dersu Uzala.

- renascimento e conexão com George Lucas e Coppola: Kagemusha.




Aula 8: 25/02

1985-1993: últimos filmes e trabalhos deixados para trás

- Ran: sua obra-prima derradeira.

- Melancolia e onirismo: Sonhos.

- acerto de contas com os EUA: Rapsódia em Agosto.

- o testamento: Madadayo.

Sérgio Alpendre 

Sérgio Alpendre é crítico, professor e pesquisador. Escreve na Folha de São Paulo e no site Leitura Fílmica. Pós-doutorando na PUC-RS.


Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


Fritz Lang – entre a Europa e a América

História do cinema de horror americano

Vincente Minnelli - Risos e Lágrimas

A grande casa de Fassbinder

Andrei Tarkovski

Jerry Lewis e a comédia americana moderna

Cinema brasileiro – dos anos 1980 até hoje

O melhor do cinema americano dos anos 1980

Panorama do Filme Noir

Howard Hawks – 1926-1970

John Ford – o diretor dos diretores

4 Diretoras Modernas

O filme de gangsters moderno

Oficina de crítica cinematográfica (com Inácio Araújo)

O cinema de Mizoguchi

Pensando a crítica de cinema

A Nouvelle Vague Francesa

As mil imagens de Brian de Palma

Nova Hollywood - o cinema americano dos anos 60 e 70

Panorama do cinema japonês I e II

Informações

Local:

Online


Período

31 de janeiro a 25 de fevereiro de 2025


Horário

Terças e sextas-feiras, das 19h às 21h30 


Carga horária

20 horas em 8 encontros


Inscrições

contatoescolanocinema@gmail.com

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$400,00 (à vista)

R$360,00 (desconto de 10%, para pagto até 15/01)





Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$320,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$260,00


Aula avulsa:

R$ 100,00


* A inscrição será confirmada após o pagamento.

** Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.

*** Dia 31/01 – Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados


Preencha o formulário para se inscrever no curso:

Inscrição: AKIRA KUROSAWA

Sim
Não
Share by: