O Século de Marcello

CURSO ONLINE

O Século de Marcello

Prof.  Cássio Starling Carlos


O centenário do nascimento de Marcello Mastroianni não merece ser somente uma data redonda no calendário de efemérides. Amado e invejado por sua beleza clássica e seu charme meridional, Marcello ainda não foi suplantado no imaginário do “latin lover”, desde a cena memorável com Anita Ekberg em “A Doce Vida”.


Outros personagens, porém, antes e depois desta entrada triunfal no imaginário felliniano, conferem uma importância bem mais ampla a este ator na História do Cinema, a partir do início dos anos 1950.


É difícil superar sua filmografia de quase 200 títulos segundo o critério “grandes cineastas”. De Sica, Visconti, Monicelli, Fellini, Risi, Antonioni, Germi, Ferreri, Zurlini, Bellocchio, Scola, Petri e tantos outros, só na Itália. A escala não termina aí, pois ainda nos anos 1960 Mastroianni virou protótipo de ator europeu, o que o levou a trabalhar de Portugal à Rússia, da França à Hungria, da Grécia à Inglaterra. Seu prestígio internacional o trouxe até ao Brasil, à Argentina, em filmes que pedem revisão.


Como abordar tamanha amplitude?


Não basta resumir uma carreira destas à sucessão de atuações extraordinárias.

No curso “O Século de Marcello” escolhemos explorar o protagonismo de Mastroianni na demolição do ideal masculino conduzida com obsessão pelo cinema moderno.

Neurótico, tímido, dependente, impotente, grávido, homossexual, traidor, decaído, ultrapassado, fragilizado e idoso foram algumas das muitas contradições antepostas a sua imagem, mera superfície, de sedutor.


A cada personagem, uma nova recusa, outra falha, frustrações a mais ou, simplesmente, uma dessincronia entre aparência e ação mostram o papel central de Mastroianni na emergência e desdobramento da ideia de crise que alimenta o cinema moderno.

Mastroianni ator é autor junto com os cineastas grandes, ou nem tanto, que o dirigiram, um gene que conecta criações, trafegando de um cinema a outro, de um país a outro sem passaporte.


Programa:

Aula 1: 03/10 

Um rapaz igual a tantos



Filmes:

Domingo de Agosto (1950)

Il viale della speranza (1953)

Os Eternos Desconhecidos (1958)

Noites Brancas (1958)



Aula 2: 10/10 

Trisal à italiana: Vittorio + Sophia + Marcello


Filmes:

Bela e Canalha (1954)

Ontem, Hoje e Amanhã (1963)

Matrimônio à Italiana (1964)

Os Girassóis da Rússia (1970)



Aula 3: 17/10 

Bomba atômica modernista


Filmes:

A Doce Vida (1960)

A Noite (1961)

Dois Destinos (1962)

Oito e Meio (1963)


Aula 4: 24/10 

Espelhos partidos


Filmes:

O Belo Antônio (1960)

Divórcio à Italiana (1961)

Um Homem em Estado... Interessante (1973)


Aula 5: 31/10 

Qual homem para a nova mulher?


Filmes:

Lisa (1972)

Um Dia Muito Especial (1977)

Esposamante (1977)


Aula 6: 07/11 

O ator entre grandes personagens


Filmes:

Henrique IV (1984)

As Duas Vidas de Mattia Pascal (1985)

Olhos Negros (1987)


Aula 7: 14/11 

O ator no crepúsculo do autor


Filmes:

O Apicultor (1986)

O Passo Suspenso da Cegonha (1991)

Três Vidas & Uma Só Morte (1996)

Viagem ao Princípio do Mundo (1997)


Cássio Starling Carlos

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da revista Carta Capital e pesquisador de história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, publicadas pela Folha de S. Paulo.


Cursos anteriores realizados no Escola no Cinema:


Espelhos da alma - Viagens ao mundo interior de Ingmar Bergman

Fantasmas da liberdade - Os cinemas de Carlos Saura

Ettore Scola – Um cineasta muito especial

Luchino Visconti – o cinema como obra de arte total

François Truffaut – jovem aos 90

Rei Lear – aula diálogo (com Gabriel Federicci)

Godard, 90 – o ícone iconoclasta

O CinemaSonho de David Lynch

Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças

As máscaras de Fellini

Twin Peaks e o CinemaSonho de David Lynch

Charles Chaplin, o cinema (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – II Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Mestres do cinema europeu – I Ciclo de palestras (com Pedro Maciel Guimarães)

Sombras elétricas – a China pelos olhos do cinema 


Informações

Local:

Online


Período

03 de outubro a 14 de novembro de 2024


Horário

Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 


Carga horária

14 horas em 7 encontros


Inscrições

contatoescolanocinema@gmail.com

www.escolanocinema.com.br


Investimento

R$360,00 (à vista)




Vagas

30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Após o terceiro curso, realizado no Escola no Cinema, desconto de 20% para pagamento à vista:

R$288,00


Sócios do Clube do Professor, desconto de 35% para pagamento à vista:

R$234,00


Aula avulsa:

R$ 100,00


**A inscrição será confirmada após o pagamento.

***Se você é professor, aproveite e cadastre-se já para obter o desconto no próximo curso.

**** Dia 03/10 – Aula inaugural – cada aluno inscrito poderá trazer dois convidados


Share by: